quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Think About IT

Com o advento da internet criou-se um mundo dinâmico. Por dinâmico entenda que o jornalismo antigo caiu por Terra. Hoje, qualquer um com uma câmera com algumacoisinhamegapixels e um tom de voz atraente consegue fazer uma reportagenzinha que pode vir a bombar no Youtube por algumas horas. Se acontece um assalto, uma bomba explode ou mesmo um chip é roubado, não dá tempo de bolar toda uma matéria com clichezinhos e tiradas geniais. O mundo mudou. Hoje estamos numa era mais rápida, mais poderosa. Estamos na era SEINFELD. Ou você improvisa, ou você está por fora. Tantas câmeras, tantas pessoas falando sobre a mesma coisa, tantos programas e comunidades interligadas, não existe mais repórteres. TODOS TEM VOZ ATIVA. TODOS POSSUEM OPINIÃO. E nenhum se priva de dar suas opiniões.

Como disse o grande mestre ‘’Todo mundo é um palco. / E acho que agora exageramos no exibicionismo’’. É como se tivesse falando do Twitter, Myspace, Flickr, o Fotolog, o Blog, entre tantos outros og’s. Todas essas ferramentas vieram para permitir que cada pessoa tivesse seu espaço e pudesse vir e falar a que veio. E a maioria o faz. Embora, claro, muitos ainda prefiram utilizar palavras rudes ou de baixo escalão [sic] e outros continuam reproduzindo argumentos e palavras de outros, muitas vezes sem nem fazer uma mínima reflexão em cima disso.

A maioria das coisas que existem no Twitter são RT’s. As pessoas que não pensam por si mesmas são as mesmas que ficam apenas dando RT sem nunca refletir sobre o assunto. Não tenha medo de questionar. Não aceite todas as coisas que são ditas para você. Verdade é só uma mentira dita muitas vezes (Goebbels) ou um ponto de vista diferente. Tenha o seu. E mude-o, quantas vezes achar necessário, quantas vezes você precisar.

Discordo quando dizem que o blog vai acabar ou que a internet não deveria ser uma ferramenta de todos. E discordo daqueles que dizem que daqui uns anos a faculdade de jornalismo vai servir só para alfabetizar os estagiários que ainda pecam nos errinhos ortográficos das páginas iniciais desses sites de notícias famosos, sabe como? NÃO ADIANTA entregar a internet na mão de panaca. Panaca na vida real vai continuar sendo panaca no mundo virtual. Vai continuar falando merda, com a diferença de que aqui na internet é possível parar antes de responder, refletir, procurar palavras que reproduzam melhor o que você gostaria de dizer (ou seja, panaca na internet é mais panaca ainda).

Existe uma linha tênue entre utilizar boas idéias aprendendo com elas e ser uma máquina de reproduzir idéias. Num mundo dinâmico onde a possibilidade de confronto de idéias e a quantidade de pessoas conectadas, a primeira pessoa é interessante. A segunda, não. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário