segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Provocando: a arte de criticar alguma coisa sem base para tal.

E eu recebo email da Polishop praticamente todos os dias. Mesmo que eu tente evitá-lo, ele está sempre lá, ressurgindo das profundezas do lixo eletrônico caindo direto para minha caixa de entrada e indo parar subconscientemente no meu cérebro: Comece a semana com Novas Ideias. Confira.‏ Até ai, ok. Eu realmente preciso de boas idéias ás vezes, a gente fica sem assunto pra paquerar o vizinho no elevador escrever no blog ou para alimentar o brainstorming

(Brainstorm é uma banda de power metal e progressive metal da Alemanha. Inicialmente formada em 1989 por Torsten Ihlenfeld e Milan Loncaric nas guitarras e Dieter Bernert na bateria, o Brainstorm lançava no ano seguinte a sua primeira demo intitulada "Hand Of Doom". Abrindo shows para Stormwitch, Exciter e Rage, as faixas "Queens and Sins" e "Law" surgiram com a compilação de um LP. Completando a formação com o baixista Andreas Mailänder, a banda lançou sua segunda demo, a "Heart Of Hate" no ano de 1992, que merecidamente ganhou espaço na cena local do metal alemão.)

[eiiiiiiiii perai, Wikipedia, vc errou rsssssss ]

(O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.)

[issaêêÊêêêêê]

Sim, porque sempre que eu vejo uma boa idéia eu adiciono na minha lista de boas idéias para conquistar o mundo e ficar milionária junto com meu amigo . Aliás, não sei das outras pessoas, mas eu só acho legal conquistar o mundo e ficar milionária porque daí você chega no outro estágio que é escrever um livro contando como conquistou mundo e ficou milionária. O que é patético porque a maioria das pessoas que conquistam o mundo trabalharam muito para isso e aqueles que compram o livro não querem exatamente fazer alguma coisa muito trabalhosa, do contrário elas tariam procurando emprego não gastando dinheiro com livros de auto-ajuda rssss.

Mas então, voltando pro POLISHOP LIÇÃO NÚMERO 1:

Comece a semana com Novas Ideias. Confira.‏
De: Polishop News (direto@mkt.polishop.com.br)
Risco médioVocê pode não conhecer este remetente.Marcar como confiável|Marcar como lixo
Enviada: segunda-feira, 5 de outubro de 2009 5:11:37


Além de uma ENXURRADA randômica de produtos, erraram feio no conceito.Perceba essa incrível ligação entre o assunto do email e uma parte retirada do corpo do mesmo: "Comece a semana com novas idéias " "MÁQUINA DE CAFÉ DOLCE GUSTO PRETA + CHOCOCINO + ESPRESSO + PORTA-CÁPSULA 10x R$ 65,99"

AMIGO, MÁQUINA DE CAFÉ NÃO É UMA GRANDE IDÉIA.

SERIÃO!!!

Foi inventada em 1822, na França, e desde então só mudou a porra da embalage (quando eu vou ao shopping Bourbon fico HORAS namorando a cafeteira vermelha em forma de Mickey na loja Santa Helena coiso. 300 reais. Se eu tivesse dinheiro comprava. E eu nem bebo café).

Aí vão falar "É, mas por trás de cada produto é uma idéia que lhe é passada". Ok, concordo. Até concordo que atrás de um produto existe um conceito a ser passado e inclusive existem outros produtos dessa mesma loja que o fazem muito bem. MAS NÃO É O CASO dessa máquina de café. Até porque o maior conceito que ela pode passar é... beba café? Siga a vida agitado (opa, escorrei no Nescau) ? Se ainda fosse "AE AMIGO COMECE A SEMANA COM NOVAS IDÉIAS: BEBA CAFÉ, NÃO DURMA, E PASSE A NOITE BOLANDO PLANOS MIRABOLANTES" eu atéééé respeitava, juro.

Outra coisa. FOI-SE o tempo em que as pessoas clicavam nesses emails idiotas. A maioria das pessoas que eu conheço (e que conhecem a net há pelo menos um ano) simplesmente ignoram automaticamente ao olhar qualquer email de propaganda. A gente CANSOU dessas frases-feitas idiotas sem sentido nenhum. A gente não vai abrir isso, cara. A internet mudou muito, as pessoas estão mais exigentes e críticas. Ok, não conheço a fundo como andam as vendas da POLISHOP ou qualquer outra empresa que utilizam esse tipo de propaganda, porém eu acho que se existe venda é muito mais pela MARCA em si, pelas propagandas e lojas físicas do que por essas propagandas por email. Não me entendam mal: eu adoro a Polishop! Mas se a minha ÚNICA forma de contato com essa loja fosse por email, eu jamais teria comprado alguma coisa lá.

Outra coisa número 2 (ou 3, sei lá, não to contando): se você quer fazer propaganda dos seus produtos, estude o perfil do seu cliente ao menos. Já que é para padronizar (eu sei que não dá para fazer um email personalizado , oks), então faça uma lista das coisa que seus clientes se interessam e envie emails com certos tipos de produtos. Eu não tomo café, já comprei um secador há séculos e NÃO preciso de um aspirador de pó. Você tem que SABER o público-alvo que está atingindo. Na internet, fale a língua da internet. Um exemplo bobo seria a INTEL, por exemplo, utilizar o viral "Pedro, cadê meu chip" (se você não sabe o que é isso, semate veja aqui )para fazer uma propaganda. Obviamente só poderia ser feita no Brasil uma vez que o viral rolou por aqui. CARA, A GAROTA TÁ ENLOUQUECENDO POR CAUSA DO CHIP. Serião, não tem como não fazer uma propaganda com isso. O pessoal ia , no mínimo, rir muito. E ia espalhar. Coisa boa na internet é que nem doença no meu organismo, espalha que é uma beleza e não tem anticorpos suficientes (se isso não tiver feito sentido FODACE não sei nada de Biologia).

A internet é um PALCO de conhecimento e tem mondigente disperdiçando aê. A gente gosta é de criatividade.E essa foi uma dica humilde de apenas uma estudante latinamericana sem dinheiro no banco sem parentes importantes vinda do interior: saiba falar a língua do seu público-alvo. Mais que isso: brinque com eles, provoque-os. A gente quer ser provocado, sim.

ps: eu adoro a POLISHOP. tenho uma pequena ambição de um dia ter praticamente todos os produtos daquela loja.

2 comentários:

  1. Em nota oficial, o grupo Polishop declarou "mew, qm eh vc/"

    ResponderExcluir
  2. As pessoas continuam clicando em qualquer coisa, sem ler nem pensar. Veja o post e os comentários daqui: http://blog.spoladore.com.br/2007/03/29/trabalhos-com-pomba-gira-trazem-seu-amor-de-volta/ É impressionante.

    ResponderExcluir